domingo, 29 de maio de 2011

COCA-COLA



COCA-COLA

Para limpar manchas de gordura da roupa: Deite uma lata de Coca- Cola no monte de roupa engordurada, adicione o detergente, ponha a correr a programa normal da máquina de lavar. A Coca-Cola também ajuda a limpar a gordura dos para-brisas.

         O ingrediente ativo da Coca-Cola é o ácido fosfórico. O seu pH 2,8. Dissolve um prego em cerca de 4dias.

Para transportar o xarope de Coca Cola (o concentrado), os veículos comerciais têm que ter os avisos de "transporte de materiais perigosos" e de "material corrosivo" colocados.

Se puser uma costeleta de novilho em Coca-Cola durante dois dias, ela dissolverá total mente a carne, deixando o osso limpo.


DICAS IMPORTANTES



Como eliminar cheiros
desagradáveis:

Suor: O cheiro de suor nesses dias quentes de verão faz qualquer um ficar intrigado sobre a vigência do desodorante. Ao invés de usar o desodorante, aplique leite de magnésia e deixe secar bem, mas se você já tem um desodorante de sua preferência, melhore sua ação colocando dentro do seu frasco 2 colheres (sopa) de água oxigenada 20 volumes.

Alho: Se o cheiro de alho na boca está incomodando, isso pode ser facilmente resolvido se você tomar um copo de leite ou trincar alguns grãos de café com os dentes. Agora se o cheiro de alho está nas mãos, não as esfregue, simplesmente coloque-as debaixo de uma torneira com água corrente manuseando um objeto de aço inox e espere uns dois minutos, ou corte um limão ao meio e esfregue-o nas mãos durante uns minutos, pode ser batata ralada ou um galho de salsa (funciona bem também). Depois lave com sabonete sólido ou líquido e aquele cheiro forte desaparecerá.

Chulé: O cheiro de chulé é muito desagradável e incômodo. Para evitar situações constrangedoras, sugiro banhar os pés à noite com água de anil bem forte ou lavar os pés toda noite com água morna e em seguida esfregar álcool canforado ou iodado. Pegue algumas pedrinhas de cânfora, coloque-as no álcool e depois aplique nos seus pés ( você encontrará facilmente em farmácias). Não use o mesmo sapato todos os dias, ele precisa de pelo menos um dia para respirar e secar a transpiração que os pés deixaram nele. Procure evitar meias de material sintético que favorecem a proliferação de fungos e bactérias, o que acaba exalando o cheiro ruim.

Cigarro ou charuto: Para eliminar o cheiro que o cigarro ou o charuto deixaram em um lugar fechado, a solução é pegar uma esponja (dessas macias que usamos na cozinha) e embeber em vinagre branco. Coloque dentro de um pratinho e deixe num canto qualquer do ambiente. Deixe agir por algum tempo, pois dessa forma o vinagre absorverá todo o cheiro da fumaça de cigarro do ambiente. Agora se o ambiente for pequeno, uma maçã furada com o garfo no canto da sala resolve, e melhor, fica com o perfume da fruta. Para tirar o cheiro dos cinzeiros, lave-os com uma mistura de água e vinagre.

Tinta: Agora para quem acabou de pintar uma parede ou um cômodo da casa, o cheiro de algumas tintas ainda incomodam, chegam a arder o nariz às vezes. Se esse é o seu caso, basta colocar uma bacia bem cheia de água com algumas rodelas de cebola ou queimar um pedacinho de casca de limão ou laranja.

Objetos guardados por muito tempo no armário: Viagem programada, você vai pegar a mala e percebe que está com aquele cheiro típico de coisas que ficam guardadas no armário. Para eliminar o mau cheiro, coloque dentro da mala, por pelo menos 24 horas, uma latinha contendo pedaços de algodão umedecidos na colônia de sua preferência. Tampe a latinha (sua tampa deve ser toda furada) e feche bem a mala.

Mofo: Saiba que alguns pedaços de giz ou saquinhos de cal podem evitar o mofo e remover o cheiro em móveis de madeira. Porém se o móvel já estiver mofado e com cheiro, ferva um litro de vinagre e coloque a panela imediatamente dentro do móvel. Deixe a panela destampada e o móvel fechado. Esta panela deve ficar por duas horas no móvel para que o cheiro do vinagre se espalhe. Depois retire a vasilha e passe um pano molhado com o próprio vinagre, por dentro e por fora do móvel.

Cheiro de cachorro: Um bom método para eliminar aquele “cheiro de cachorro”, é esfregar bicarbonato de sódio puro por todo o seu pêlo e pele.
Xixi: Quando o cachorro fizer xixi no tapete, carpete ou no próprio piso, jogue um pouco de vinagre direto no local, esfregue um pano úmido com água e deixe secar.
Geladeira: Para tirar cheiro da geladeira, limpe-a com um pouco de bicarbonato de sódio, ou com uma solução de água e vinagre e coloque um copinho com um cotonete embebido em baunilha, sua geladeira ficará com um cheiro delicioso.
Alguns cuidados podem prevenir o desenvolvimento desse cheiro de geladeira, como: guardar os alimentos e ligar a geladeira de novo. De 15 em 15 dias, deve-se dar aquela geral, descongelando e limpando o freezer (ou congelador). A borracha deve ser limpa apenas com um pano úmido e sabão de coco. Jamais passe álcool na borracha.
Para manter a qualidade da borracha, passe vaselina líquida após a limpeza. Todas essas dicas além de conservar a sua geladeira por mais tempo e ajudam também a gastar menos energia.
A temperatura da geladeira deve ser mantida no nível 5. Se a casa tiver muita gente e a porta for aberta várias vezes ao dia, é preciso aumentar para níveis 6 ou 7.

Peixe: Para remover o cheiro de peixe nas mãos, basta esfregar limão em suas mãos e deixar agir por dois minutinhos, depois é só lavar com sabão e adeus cheiro de peixe.

Garrafa térmica:
Mau cheiro em garrafa térmica também é bem comum e acaba comprometendo até o sabor do nosso sagrado cafezinho. Para acabar com essa situação, coloque água bem quente e sal dentro da garrafa. Deixe descansar por dez minutos e depois lave normalmente.

Recipiente plástico: Se o recipiente plástico onde você guardou o alho ou a cebola mantém um cheiro desagradável, experimente este truque: lave-o, forre-o com algumas folhas de jornal e feche a tampa.Espere alguns dias e lave novamente o recipiente.O cheiro desaparecerá por completo.
Fritura: Para que a casa não fique com cheiro de fritura, coloque um pequeno recipiente com vinagre branco junto do fogão ou ferva ao mesmo tempo em que faz a fritura, uma casca de laranja em fogo brando.
Mau hálito: Como primeira medida para tratar o mau hálito, nós o aconselhamos a adotar uma excelente higiene bucal (escovar bem os dentes e utilizar o fio dental todos os dias após as refeições) e efetuar escovação na língua (local favorito das bactérias). Segundo estudos, essa medida permite reduzir 50% do mau hálito.
O chá é outra alternativa para quem sofre de mau hálito. Um estudo, realizado por cientistas da Universidade de Illinois, concluiu que o uso do chá como ação contra o mau hálito se deve à presença de elementos conhecidos como polifenóis. Testes em laboratórios mostraram que os polifenóis reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. O chá verde e os ricos em cafeína são os indicados.
Existem soluções paliativas para esse problema, como: mascar chicletes de menta ou chupar balas de menta sem açúcar; mascar chicletes ou chupar balas de clorofila (à venda em farmácias), mascar grãos de funcho ou salsa fresca para purificar o hálito, beber bastante água ou chás de hortelã (ou menta), para evitar o ressecamento da boca.
Porém se observar que o problema persiste apesar de tudo, consulte um dentista ou um médico, pois pode se tratar de uma infecção das gengivas, uma sinusite, ou mesmo algo de ordem estomacal.
Espero que essas dicas ajudem vocês a se livrar desses inconvenientes que atrapalham a nossa vida!
Beijos e até a próxima!


domingo, 22 de maio de 2011

A ORIGEM DA EXPRESSÃO



ABRE-TE, SÉSAMO

Esta frase reúne as palavras mági­cas e cabalísticas que, proferidas pelo herói do episódio “Ali-Babá e os qua­renta ladrões”, das Mil e uma noites, resultam na abertura da porta mis­teriosa da caverna onde eram guar­dados os tesouros. Aqui está presente também a etimologia para explicar o significado de sésamo, em latim se­samum, que é uma planta em cujas sementes, muito pequenas e amarela­das, está contida numa cápsula que se abre sem muita pressão. O sésamo nada mais é do que o nosso popular gergelim, utilizado nas padarias para o fabrico de pães especiais e outras delicadezas de sabor muito raro.


CURIOSIDADE



COMO É QUE OS FARAÓS ERAM EMBALSAMADOS?

Em primeiro lugar, o cérebro, os intestinos e os outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavam-se resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados. Mergulhava-se, então, o cadáver num tanque com nitrato de potássio (salitre), para que a umidade do corpo fosse absorvida.
Ele permanecia ali por setenta dias. Após este período o corpo era lavado e enrolado numa tira de algodão, centenas de metros, embebido em betume, uma substância pastosa. Só aí era que o morto ia para o túmulo. Este processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II, que reinou no Egito entre 1304 e 1237 a. C., foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressequida. Os cabelos e os dentes continuavam perfeitos.


A ORIGEM DA EXPRESSÃO



Foi o maior arranca-rabo

Esta frase, que exprime grande confu­são, nasceu do deplorável costume que os primeiros guerreiros adotaram nos campos de batalha, consistindo em cor­tar os rabos das montarias, dos inimigos. Um oficial do exército do faraó Tut­mês III (1504-1450 a.C) ensejou um de seus primeiros registros ao vangloriar-­se de ter decepado a cauda do cavalo do próprio rei adversário, para ele um ato tão importante que o inscreveu em seu epitáfio. O costume chegou a Portugal, de onde veio para o Brasil, tendo sido aplicado não somente aos cavalos, mas também ao gado das fazendas inimigas, para humilhar seus proprietários. O es­critor José Lins do Rego (1901- 1951) refere o costume nos livros Fogo morto e Meus verdes anos.


A ORIGEM DA EXPRESSÃO



SER SURDO COMO UMA PORTA

A pesquisa sobre a origem desta frase toma um caminho que logo se bifurca. Para alguns se deve a costumes religiosos da Roma antiga, segundo os quais algu­mas portas eram consideradas deusas a quem muitas pessoas, especialmente os namorados, faziam suas suplicas. Quan­do os pedidos eram atendidos, a porta recebia agradecimentos em forma de palavras, abraços, beijos e lágrimas de alegria. Quando, porém, a porta se mos­trava surda às solicitações, era ofendida com diversos impropérios que visavam castigar a sua surdez. O costume foi registrado peio escritor latino Festus, que viveu no século quarto. O filósofo João Ri­beiro (1860-1934) tem, porém, outra ex­plicação. Surda era a porta que não abria por ter seus fechos emperrados e, por con­seguinte não emitia som algum.


PARA REFLETIR



UM DIA...

Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula.
Seu nome era Kyle. Parecia que ele estava carregando todos os seus livros.
Eu pensei: 'Por que alguém iria levar para casa todos os seus livros numa Sexta-Feira?
Ele deve ser mesmo um C.D.F'!
O meu final de semana estava planejado (festas e um jogo de futebol com meus amigos Sábado à tarde), então dei de ombros e segui o meu caminho.
Conforme ia caminhando, vi um grupo de garotos correndo em direção a Kyle.
Eles o atropelaram, arrancando todos os livros de seus braços, empurrando-o de forma que ele caiu no chão.
Seus óculos voaram e eu os vi aterrissarem na grama há alguns metros de onde ele estava. Kyle ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza em seus olhos.
Meu coração penalizou-se! Corri até o colega, enquanto ele engatinhava procurando por seus óculos.
Pude ver uma lágrima em seus olhos. Enquanto eu lhe entregava os óculos, disse: 'Aqueles caras são uns idiotas! Eles realmente deviam arrumar uma vida própria'. Kyle olhou-me nos olhos e disse: 'Hei, obrigado'!
Havia um grande sorriso em sua face. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Eu o ajudei a apanhar seus livros e perguntei onde ele morava.
Por coincidência ele morava perto da minha casa, mas não havíamos nos visto antes, porque ele freqüentava uma escola particular.
Conversamos por todo o caminho de volta para casa e eu carreguei seus livros. Ele se revelou um garoto bem legal.
Perguntei se ele queria jogar futebol no Sábado comigo e meus amigos.
Ele disse que sim. Ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia Kyle, mais gostava dele.
Meus amigos pensavam da mesma forma.
Chegou a Segunda-Feira e lá estava o Kyle com aquela quantidade imensa de livros outra vez! Eu o parei e disse:
'Diabos, rapaz, você vai ficar realmente musculoso carregando essa pilha de livros assim todos os dias!'.
Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros. Nos quatro anos seguintes, Kyle e eu nos tornamos mais amigos, mais unidos. Quando estávamos nos formando começamos a pensar em Faculdade.
Kyle decidiu ir para Georgetown e eu para a Duke. Eu sabia que seríamos sempre amigos, que a distância nunca seria  problema. Ele seria médico e eu ia tentar uma bolsa escolar no time de futebol. Kyle era o orador oficial de nossa turma. Eu o provocava o tempo todo sobre ele ser um C..D.F.
Ele teve que preparar um discurso de formatura e eu estava super contente por não ser eu quem deveria subir no palanque e discursar.
No dia da Formatura Kyle estava ótimo. Era um daqueles caras que realmente se encontram durante a escola.
Estava mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência, mesmo usando óculos. Ele saía com mais garotas do que eu e todas as meninas o adoravam! Às vezes eu até ficava com inveja.
Hoje era um daqueles dias... Eu podia ver o quanto ele estava nervoso sobre o discurso. Então, dei-lhe um tapinha nas costas e disse: 'Ei, garotão, você vai se sair bem!'
Ele olhou para mim com aquele olhar de gratidão, sorriu e disse: 'Valeu'!
Quando ele subiu no oratório, limpou a garganta e começou o discurso: 'A Formatura é uma época para agradecermos àqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Seus pais, professores, irmãos, talvez até um treinador, mas principalmente aos seus amigos. Eu estou aqui para lhes dizer que ser um amigo para alguém, é o melhor presente que você pode lhes dar.Vou contar-lhes uma história:'
Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana! Contou a todos como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua Mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse e estava levando todas as suas coisas para casa.
Ele olhou diretamente nos meus olhos e deu um pequeno sorriso. 'Felizmente, meu amigo me salvou de fazer algo inominável!' Eu observava o nó na garganta de todos na platéia enquanto aquele rapaz popular e bonito contava a todos sobre aquele seu momento de fraqueza.
Vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com a mesma gratidão.
Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia.
Nunca subestime o poder de suas ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior.
Deus nos coloca na vida dos outros para que tenhamos um impacto, uns sobre o outro de alguma forma.

         PROCURE O BEM NOS OUTROS!


quinta-feira, 19 de maio de 2011

REDAÇÃO NO FORMATO DE RECEITA DE BOLO




Modelo de redação no formato de receita de bolo


As histórias de terror costumam conter "ingredientes" básicos que, bem associados, originam "pratos apetitosos", agradáveis ao "paladar" de muitas pessoas...


BOM-BOCADO DE MEDO


Ingredientes
- personagens misteriosos (vampiros, bruxas, fantasmas, múmias, caveiras,
monstros, insetos gigantescos, objetos que ganham vida e se tornam assassinos...).
         - lugares tenebrosos (castelos e casas mal-assombrados, abismos, cemitérios, pântanos...)
         - tempestades violentas (chuvas torrenciais, ventos, granizos, trovões, relâmpagos...)
         - noites intermináveis
         - fatos inexplicáveis (sempre assustadores)
         - trilhas sonoras que causam pânico

         Modo de Fazer
         Junte todos os ingredientes e tempere tudo com uma grande quantidade de suspense. Deixe assar em forno brando e, em alguns mementos, passe rapidamente para temperatura máxima. Desligue o forno somente quando o prato estiver no ponto.

         Rendimento
         Gritos de pavor, arrepio, palpitações, suor frio, enjoos, desarranjos e muitos pesadelos, tanto dormindo quanta acordado.

         Valor Calórico
         Embora esta receita seja bastante "calórica", ela tem o poder de provocar o emagrecimento, pois, às vezes, faz perder o apetite e o sono.


Você pode criar uma ótima história de terror utilizando essa receita.
Forme um grupo de cinco alunos para juntos criarem, oralmente, uma narrativa. Ela deve conter uma situação inicial (apresentação dos personagens e local onde os fatos acontecem), desenvolvimento (surgimento de conflitos) e conclusão (resolução dos conflitos). O final pode ser cômico, trágico, feliz, inesperado...
Se não desejarem criar uma história de terror, podem optar por outro tipo como: aventura, humor, ficção científica, policial, drama ou outro. Nesse caso. façam o levantamento dos "ingredientes" que compõem o tipo de história escolhido.



POESIA O LUGAR ONDE MORO

Trabalho realizado com alunos das 5º, 6º, 7º e 8º séries, na EMEF PROFESSOR EUCLIDES DE OLIVEIRA – BAIRRO CANGUERA – SÃO ROQUE – S.P. -
 


BAIRRO  CANGUERA

O LUGAR ONDE VIVO


Presinho, presinho
Gosto de você
Porque eu brincava
De carrinho e de joguinho.

Mercadinho, mercadinho
Eu gosto de você
Porque você me dá
Salgadinho.

Vinhosinho, vinhosinho
Eu não gosto de você
Porque você me deixa
Bebinho.

Riosinho, riosinho
Eu gosto de você
Porque é onde
Eu pego peixinhos.

Igrejinha, igrejinha
Eu gosto de você
Quando dá
Festinha.


BAIRRO  PAIOL  PEQUENO

O LUGAR ONDE VIVO


No Paiol Pequeno
Tem Bar
Tem Padaria
E até Confeitaria.

Tem escola
Tem correria
Tem Posto de Saúde
E também Pizzaria.

Na Confeitaria
Faz doces
Na padaria
Assa pão.

Na Borracharia
Tem chave inglesa
E na Pizzaria
Faz pizza de calabreza.

BAIRRO  CAMPININHA

O LUGAR ONDE VIVO


O lugar onde vivo
É a Campininha
Lá tem uma Serralheria
E em seguida fica a Padaria.

O lugar onde vivo
É a Campininha
Tem uma Mercearia
E logo em seguida fica a
Marmoraria.

O lugar onde vivo
É a Campininha
Lá tem a Avenida dos Pinheiros
É onde se encontra o cabeleireiro.

O lugar onde vivo
É a Campininha
Quando chove na minha rua
Vira uma lama
E bem em frente está a
Fazenda Angolana.

Um pouco abaixo dela
É a capela.
Tem também a chácara Jornal do Dia
Tem cavalo, tem cachorro E tem gato que mia.

Onde eu moro é uma beleza
Bem abaixo tem uma igreja
Foi perto dali que meu irmão fez dodói
Quer saber onde foi?
Foi na plantação dos Góes.


BAIRRO  CANGUERA

O LUGAR ONDE VIVO


Canil, canil
ÀS vezes aparece um bugil
E a minha cachorra
Nada dentro do barril.

Escolhinha, escolhinha
Você é muito bonitinha
É lá que eu encontrei
Muito coleguinha.

Postinho de Saúde, você me
Ajuda quando estou doentinho
Me sara e me deixa
Felizinho e contentinho.

Trenzinho, trenzinho
Você é meu amiguinho
Leva e traz
Sempre direitinho.

Vinhos, vinhosinhos
Eu não gosto de você
Porque você é azedinho
E me deixa tontinho.


BAIRRO  SOROCAMIRIM

O LUGAR ONDE VIVO


Onde moro tem mercado
Lindos campos e lagos
Bonitos pássaros estão sempre por lá
Vejo-os voando pra lá e pra cá.

Tem um grande canil
Como ninguém já viu
Tem a Igreja Congregação
Onde as pessoas vão fazer sua oração.

Tem várias plantações
Tem chácaras, tem caminhões
Estamos sempre em harmonia
Porque andamos em boa companhia.


BAIRRO  CAMPININHA

O LUGAR ONDE VIVO


A Vila tem uma Capela
Que não tem janela
Perto da Capela tem um pontilhão
Que passa trem em cima e
Derruba pedra no chão.

A Vila tem uma Igreja
Chamada Congregação
Que vai gente de carrão.
As pessoas vão à Congregação
Para fazer sua oração e ficar na Comunhão.

Na Vila tem uma casa toda escangalhada,
Não tem teto nem tem escada
E a parede está toda esburacada.
A casa só tem chão
E eles dormem no colchão.

A Vila tem uma firma,
Chamada SENAR
Muitas pessoas trabalham lá;
E são más, pois fazem muita fofoca de lá,
E tem pessoa que já morou lá.


BAIRRO  CANGUERA

O LUGAR ONDE VIVO


A Escola Euclides ensina demais;
Tem crianças bagunceiras
E também especiais.

A casa de rações,
Vende animais para a gente;
Tem cachorro e papagaio
Muito inteligente.

A Igreja Bom Jesus,
É uma Igreja reformada;
Estava tão caidinha que a gente espantava.

As Adegas são boas,
E tem vinho quente;
Você toma um gole e
Fica quente também.

O Mercado tem muitas coisas,
Muitas coisas para se comprar;
Só precisa de uma reforma para ajudar

Na padaria Josdam,
Tem chocolate-quente,
Bala, brigadeiro e quindim;
E tantos outros doces, todos feitos pra mim.

O Posto de Saúde cuida da gente;
Tem crianças boas,
E também muitos doentes.

O Posto de gasolina
É um posto muito quente;
É só jogar o fósforo,
Que mata a gente.