sexta-feira, 6 de maio de 2011

POESIA: O VIZINHO DO LADO - PEDRO BANDEIRA


Trabalho realizado pela professora CIDA, em sala de aula, com seus alunos das 5º, 6º, 7º e 8º séries, na EMEF PROFESSOR EUCLIDES DE OLIVEIRA – BAIRRO CANGUERA – SÃO ROQUE – S.P. -



O VIZINHO DO LADO

Não suporto o meu vizinho!

Imagine que danado,
Com a cara mais lavada
Passa pela minha frente
Como se eu não fosse nada

Não suporto o meu vizinho!

Roda pelo bairro todo
Sem prestar nem atenção,
E se esquece que uma vez
Lhe emprestei o meu pião

Não suporto o meu vizinho!

É um moleque egoísta,
Pedalando assim a esmo,
Não quer nem saber dos outro,
Pois só pensa em si mesmo.

Não suporto o meu vizinho!

Se eu pudesse, agora mesmo
Me mudava de cidade,
Ou melhor: mudava ele
Prá bem longe na verdade.

Não suporto o meu vizinho!

Ele tem cara de bolo,
De embrulho sem barbante,
De bocó e de pateta!

Não suporto o meu vizinho!

Ah, moleque feio e tolo!
Pensa que e muito importante
Só porque tem bicicleta.

Não suporto o meu vizinho!

Eu só vou mudar de idéia
De uma forma bem completa,
Se o danado do vizinho
Me emprestar a bicicleta...

PEDRO BANDEIRA



A partir da poesia de Pedro Bandeira, o aluno criará a sua.
O objetivo desta atividade é estimular o aluno a desenvolver sua criatividade, criando poesias e praticando a rima.



O CACHORRO MAL ENSINADO

Não suporto o meu cachorro!

Imagine que engraçado
Com latidos irritantes
Me segue nem que esteja cansado
Como se eu fosse ignorante.

Não suporto o meu cachorro!

Corre na rua como louco,
Não prestando atenção.
Não obedece a seu dono
Nem que venha um caminhão.

Não suporto o meu cachorro!

Nem que eu vá para a escola,
Sendo um cachorro danado
Com muito gosto me amola
Que cachorro safado.

Não suporto o meu cachorro!

É um caso de preguiça
Em vez de guardar o lar
Na verdade guarda mesmo
É a hora do jantar.

Não suporto o meu cachorro!

Basta ver uma cadelinha
Que fica todo assanhadinho
Quando ela não lhe dá bola
Coitado, fica todo zangadinho.

Não suporto o meu cachorro!

Que cachorro feio e bobo
Pensa que é muito inteligente
Vem com cara de coitado
E pula em cima da gente

Não suporto o meu cachorro!

Se eu tiver que vê-lo novamente
Vou estar disfarçada e bem distante
Prá ele não me seguir
Justo neste instante!




MEU PADRASTO

Não suporto o meu padrasto!

Tem dia que ele está bom
E tem dia que ele está chato.
Imagine que danado, passa na minha frente
Como se eu não fosse gente.

Não suporto o meu padrasto!

Minha mãe sempre o protegendo
E eu sempre me fodendo.
Além de egoísta
É também chantagista.

Não suporto o meu padrasto!

Sempre metido em confusão
E minha mãe como sempre
Estendendo sua mão.

Não suporto o meu padrasto!

Quando chego da escola
Vejo os dois juntinhos
E eu como sempre
Tão sozinho.

Não suporto o meu padrasto!




A   V I O L Ê N C I A

Não suporto a violência!

Imagine que ignorância

Sair de casa sem esperança

Imagine as crianças
Brincando sem segurança

Não suporto a violência!


Bandidos pelo bairro todo
Trazendo perigo para a população
Com medo de ser assaltado
Por um ladrão

Não suporto a violência!


Vários moleques na esquina
Vendendo maconha e cocaína
Para ganhar dinheiro
Para sustentar sua família

Não suporto a violência!

Crianças na rua
Sem prestar atenção
Fumando um baseado
Até da overdose no coração.

Não suporto a violência!

Pais desesperados procurando
Uma solução
Tentando tirar seus filhos
Da perdição

Não suporto a violência!

Pais preocupados
Com filhos drogados
Andando nas ruas
Até o pescoço endividado

Não suporto a violência!


A droga é uma perdição
Que leva seu filho para o caixão!




MEU PRIMO

Não suporto o meu primo!

Ele é um tonto
Vive fazendo palhaçada
Vive apanhando e
Dando risada.

Não suporto o meu primo!

Vive me provocando
Faz tontice sem parar
Querendo apanhar.

Não suporto o meu primo!

Quando ele vem em casa
Atenta sem parar
Minha mãe tão boazinha
Não deixa ele apanhar.

Não suporto o meu primo!

Na rua, quando vê uma menina
Começa logo a xavecar
Achando que vai namorar.

Não suporto o meu primo!

Meu primo só pensa em mentir
E sabe também fingir
Mentiroso igual a ele
Nunca vai existir.

Não suporto o meu primo!

Eu só vou mudar de idéia
De uma forma divertida
Quando ele me apresentar
Uma de suas amigas.




MEU IRMÃO

Não suporto o meu irmão!

Chega de madrugada
Faz o maior barulhão
Pensa que é o dono da casa
Mas é somente meu irmão.

Não suporto o meu irmão!

Só porque te 19 anos
Pensa que é grandalhão
Fica me pedindo favores

Não suporto o meu irmão!

Ele é muito folgado
Acha que temos empregada
Acorda 01:00 h da tarde
E quer a cama arrumada.

Não suporto o meu irmão!

Vive fazendo bagunça
Ou um maior barulhão
Quando meu pai chega em casa
Ele se esconde no porão.

Não suporto o meu irmão!

Traz um monte de amigos prá casa
Quase nem roupas eles têm
Ficam mexendo nas coisas
E nem sabemos se são do bem.

Não suporto o meu irmão!

Ele trai sua namorada
Bem atrás da nossa casa
Depois fala que é uma mulher
Que quer ser nossa empregada.

Não suporto o meu irmão!

É uma pessoa insuportável
Que gosta de mandar
E também só pensa
Em namorar.

Não suporto o meu irmão!

Eu só vou gostar dele
Se um dia ele deixar
Eu jogar vídeo game
No quarto com ele.




MEU IRMÃO

Não suporto o meu irmão!

Chega de madrugada
Faz o maior barulhão
Pensa que é o dono da casa
Mas é somente meu irmão.

Não suporto o meu irmão!

Só porque te 19 anos
Pensa que é grandalhão
Fica me pedindo favores

Não suporto o meu irmão!

Ele é muito folgado
Acha que temos empregada
Acorda 01:00 h da tarde
E quer a cama arrumada.

Não suporto o meu irmão!

Vive fazendo bagunça
Ou um maior barulhão
Quando meu pai chega em casa
Ele se esconde no porão.

Não suporto o meu irmão!

Traz um monte de amigos prá casa
Quase nem roupas eles têm
Ficam mexendo nas coisas
E nem sabemos se são do bem.

Não suporto o meu irmão!

Ele trai sua namorada
Bem atrás da nossa casa
Depois fala que é uma mulher
Que quer ser nossa empregada.

Não suporto o meu irmão!

É uma pessoa insuportável
Que gosta de mandar
E também só pensa
Em namorar.

Não suporto o meu irmão!

Eu só vou gostar dele
Se um dia ele deixar
Eu jogar vídeo game
No quarto com ele.




A ESCOLA

Não suporto a Escola!

Imagine que desgraça
Começar o ano nessa bagaça.
Pessoas passam de carro,
Com a cara erguida
Jogando barro
E me deixando encardida.

Não suporto a Escola!

Ainda mais agüentar
Nossos colegas babacas,
Que vivem enchendo o saco,
Quando eu tiro nota baixa.

Não suporto a Escola!

Em aula vaga, quando o professor
Falta, ah! Que emoção.
O bom mesmo é se livrar da lição.
Quando bate o sinal, ai que chatice,
Tem que sentar na cadeira,
Escutando bobice.

Não suporto a Escola!

Quando chega o recreio, que alegria,
Pena que só são 15 minutos por dia.
A comida sem tempero,
Me deixa em desespero.

Não suporto a Escola!

Voltando do recreio,
Já estou de saco cheio.
Fico impaciente e aflito
E provoco um conflito.
Tiro nota baixa e
Meu pai me enche de bolacha.

Não suporto a Escola!

Agora estou ansioso para que bata o sinal,
Mas, só em pensar que amanhã,
Tenho que voltar,
Nesse baixo astral

Não suporto a Escola!

Passarei de ano,
Não tenho outra saída.
Mas o ideal é que essa joça,
Me prepara para a vida.

Não suporto a Escola!

Eu só vou gostar da escola,
E assim mudar de idéia.
Quando uma das meninas
Me passar o seus paqueras.


Um comentário:

  1. e ai prof cida aqui é o danilo da euclides 8ªA. Nossa prof ficou show de bola seu blog.

    ResponderExcluir