quinta-feira, 19 de maio de 2011

POESIA O LUGAR ONDE MORO

Trabalho realizado com alunos das 5º, 6º, 7º e 8º séries, na EMEF PROFESSOR EUCLIDES DE OLIVEIRA – BAIRRO CANGUERA – SÃO ROQUE – S.P. -
 


BAIRRO  CANGUERA

O LUGAR ONDE VIVO


Presinho, presinho
Gosto de você
Porque eu brincava
De carrinho e de joguinho.

Mercadinho, mercadinho
Eu gosto de você
Porque você me dá
Salgadinho.

Vinhosinho, vinhosinho
Eu não gosto de você
Porque você me deixa
Bebinho.

Riosinho, riosinho
Eu gosto de você
Porque é onde
Eu pego peixinhos.

Igrejinha, igrejinha
Eu gosto de você
Quando dá
Festinha.


BAIRRO  PAIOL  PEQUENO

O LUGAR ONDE VIVO


No Paiol Pequeno
Tem Bar
Tem Padaria
E até Confeitaria.

Tem escola
Tem correria
Tem Posto de Saúde
E também Pizzaria.

Na Confeitaria
Faz doces
Na padaria
Assa pão.

Na Borracharia
Tem chave inglesa
E na Pizzaria
Faz pizza de calabreza.

BAIRRO  CAMPININHA

O LUGAR ONDE VIVO


O lugar onde vivo
É a Campininha
Lá tem uma Serralheria
E em seguida fica a Padaria.

O lugar onde vivo
É a Campininha
Tem uma Mercearia
E logo em seguida fica a
Marmoraria.

O lugar onde vivo
É a Campininha
Lá tem a Avenida dos Pinheiros
É onde se encontra o cabeleireiro.

O lugar onde vivo
É a Campininha
Quando chove na minha rua
Vira uma lama
E bem em frente está a
Fazenda Angolana.

Um pouco abaixo dela
É a capela.
Tem também a chácara Jornal do Dia
Tem cavalo, tem cachorro E tem gato que mia.

Onde eu moro é uma beleza
Bem abaixo tem uma igreja
Foi perto dali que meu irmão fez dodói
Quer saber onde foi?
Foi na plantação dos Góes.


BAIRRO  CANGUERA

O LUGAR ONDE VIVO


Canil, canil
ÀS vezes aparece um bugil
E a minha cachorra
Nada dentro do barril.

Escolhinha, escolhinha
Você é muito bonitinha
É lá que eu encontrei
Muito coleguinha.

Postinho de Saúde, você me
Ajuda quando estou doentinho
Me sara e me deixa
Felizinho e contentinho.

Trenzinho, trenzinho
Você é meu amiguinho
Leva e traz
Sempre direitinho.

Vinhos, vinhosinhos
Eu não gosto de você
Porque você é azedinho
E me deixa tontinho.


BAIRRO  SOROCAMIRIM

O LUGAR ONDE VIVO


Onde moro tem mercado
Lindos campos e lagos
Bonitos pássaros estão sempre por lá
Vejo-os voando pra lá e pra cá.

Tem um grande canil
Como ninguém já viu
Tem a Igreja Congregação
Onde as pessoas vão fazer sua oração.

Tem várias plantações
Tem chácaras, tem caminhões
Estamos sempre em harmonia
Porque andamos em boa companhia.


BAIRRO  CAMPININHA

O LUGAR ONDE VIVO


A Vila tem uma Capela
Que não tem janela
Perto da Capela tem um pontilhão
Que passa trem em cima e
Derruba pedra no chão.

A Vila tem uma Igreja
Chamada Congregação
Que vai gente de carrão.
As pessoas vão à Congregação
Para fazer sua oração e ficar na Comunhão.

Na Vila tem uma casa toda escangalhada,
Não tem teto nem tem escada
E a parede está toda esburacada.
A casa só tem chão
E eles dormem no colchão.

A Vila tem uma firma,
Chamada SENAR
Muitas pessoas trabalham lá;
E são más, pois fazem muita fofoca de lá,
E tem pessoa que já morou lá.


BAIRRO  CANGUERA

O LUGAR ONDE VIVO


A Escola Euclides ensina demais;
Tem crianças bagunceiras
E também especiais.

A casa de rações,
Vende animais para a gente;
Tem cachorro e papagaio
Muito inteligente.

A Igreja Bom Jesus,
É uma Igreja reformada;
Estava tão caidinha que a gente espantava.

As Adegas são boas,
E tem vinho quente;
Você toma um gole e
Fica quente também.

O Mercado tem muitas coisas,
Muitas coisas para se comprar;
Só precisa de uma reforma para ajudar

Na padaria Josdam,
Tem chocolate-quente,
Bala, brigadeiro e quindim;
E tantos outros doces, todos feitos pra mim.

O Posto de Saúde cuida da gente;
Tem crianças boas,
E também muitos doentes.

O Posto de gasolina
É um posto muito quente;
É só jogar o fósforo,
Que mata a gente.


Um comentário:

  1. Me ajudou muito em um trabalho escolhi o da escolhinha muito obrigado vcs são otimos trabalhadores!

    ResponderExcluir